CÓDIGO CIVIL
Lei Nº 10.406, de 10 de Janeiro de 2002.
Artigo 595
No contrato de prestação de serviço, quando qualquer das partes não souber ler, nem escrever, o instrumento poderá ser assinado a rogo e subscrito por duas testemunhas.

594
ARTIGOS
596
 
 
 
Resumo Jurídico

Locação de Serviços: O Contrato que Define a Prestação de Trabalho Mediante Remuneração

O contrato de locação de serviço, previsto no artigo 595, trata de um acordo bilateral em que uma das partes (o locador ou prestador) se compromete a executar um determinado serviço, mediante o pagamento de uma remuneração pela outra parte (o locatário ou tomador).

Em termos simples, é um acordo onde alguém se dispõe a fazer algo para outra pessoa em troca de dinheiro.

Elementos Essenciais do Contrato:

  • Objeto do Contrato: O serviço a ser prestado deve ser lícito, possível e determinado. Ou seja, aquilo que será feito não pode ser contra a lei, deve ser algo que possa ser realizado e deve estar claro qual é o serviço em questão.
  • Remuneração: O valor a ser pago pelo serviço deve ser estabelecido. Caso não haja acordo sobre o preço, este será fixado pelos costumes do lugar ou, na falta destes, arbitrado pelo juiz. Isso significa que, mesmo sem um valor exato combinado, o prestador tem direito a ser pago, e um juiz pode determinar quanto seria justo.
  • Duração: O contrato pode ser por tempo determinado ou indeterminado. Se for por tempo indeterminado e não houver estipulação de pagamento em intervalos regulares, presume-se que o pagamento ocorrerá ao final de cada mês.

O Que Acontece em Caso de Morte ou Invalidez do Prestador?

Uma situação específica abordada é a do falecimento ou incapacidade permanente do locador (prestador do serviço). Nesses casos, se o serviço já foi parcialmente prestado, o locatário (tomador) deverá pagar ao locador (ou a seus herdeiros) a parte proporcional do serviço já executado, com direito de serem reembolsados das despesas que tiverem.

Por outro lado, se o serviço foi contratado em atenção às qualidades pessoais do prestador, a morte ou incapacidade deste não obrigará o locatário a pagar a parte do serviço que ainda não foi executada.

Diferença Fundamental: O Foco no Trabalho e Não no Resultado Final

É importante notar que o contrato de locação de serviço se diferencia de outros tipos de contratos, como a empreitada. Enquanto na empreitada o foco está no resultado final de uma obra ou serviço, na locação de serviço o principal é a dedicação de trabalho e a atividade do prestador. O pagamento se refere à execução do serviço em si, e não necessariamente à entrega de um produto final específico.

Este tipo de contrato é bastante comum em diversas relações de trabalho, onde se busca formalizar a prestação de um serviço mediante uma contraprestação financeira.